sábado, 3 de dezembro de 2011

denúncia - repercussão

. DENÚNCIA: furtaram uma imagem minha e a manipularam usando o nome de DEUS em vão, isso me deixou irada, não suporto blasfêmia, muito menos usando o Santo Nome de Deus! A partir da constatação fiz uma denúncia expressa nos meus dois blogs clique AQUI para ler, além de ter entrado em contato por e-mail com a delegacia especializada.

. DESDOBRAMENTOS: como muita gente se interessou, retwittou no twitter, compartilhou e denunciou no facebook, achei que deveria vir aqui contar os desdobramentos daquela história.

. OBTIVE ENDEREÇOS VIRTUAIS E REAIS PARA DENÚNCIA DO TIPO: Na sequência perguntei a dois promotores de justiça da minha Comarca de Assis se poderiam me orientar quanto a alguma Delegacia especializada no assunto, um deles gentilmente respondeu de forma completa:

POLÍCIA CIVIL - 4ª DELEGACIA DE DELITOS COMETIDOS POR MEIOS ELETRÔNICOS DIG/DEIC: Avenida Zack Narchi, 152 - Carandiru, São Paulo - São Paulo. (Próximo à antiga detenção do Carandiru, Center Norte e Estação do metrô do Carandiru.
Telefones: (0xx11) 2224-0721 ou 2221–7030

. COMBATE AOS CRIMES PELA INTERNET: em seguida conheci e entrei em contato com o site http://www.crimespelainternet.com.br/como-denunciar-crimes-digitais/ e seu administrador, Sr. Moisés de Oliveira Cassanti, Analista de Sistemas, Administrador de Redes, programador, bacharelando em Direito, Membro da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP, enviou-me o seguinte comentário:

De: Moises
Data: 30/11/2011 14:56:39
Assunto: [@ugust@ emagrecimento e manutenção] Novo comentário em DENÚNCIA! Uso indevido de duas imagens minhas por ....

Moises deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DENÚNCIA!...": 

Olá Leila. Sou o responsável pelo blog http://crimespelainternet.com.br, mande-me os procedimentos que já foram tomados neste caso para eu ver se posso auxilia-la em mais alguma coisa. Obrigado por nos procurar. Não podemos deixar que as pessoas continuem pensando que na internet pode tudo. Isso aqui não é o Faroeste.

Postado por Moises no blog @ugust@ emagrecimento e manutenção em 30 de novembro de 2011 14:56.


. O DENUNCIADO SE PRONUNCIOU EM QUATRO E-MAILS: abaixo reproduzidos na íntegra, como foram escritos, sem correções:

Data: 28/11/2011 10:45:40
Assunto: Augusta!
Por caridade Augusta! nao faz isso comigo!
vou perder meu emprego e minha filinha acabou de nascer, meu pai está com Alzheimer e minha mae entrou em depressao por conta disso!
pode perguntar pra qualquer pessoa q me conhece no facebook ou seja lá onde for como todos sabem q tudo isso é verdade.
Estou passando por momentos bem críticos em minha vida! nao faz isso piorar! te peço por favor!
nunca fui para em um tribunal! minha vida vai virar um inferno!
pelo amor de Deus! nao faz isso comigo!
Te peço perdão de todo o coração!
sei q isso nao tem nenhum valor tangível pra vc, mas por favor me perdoa Augusta!
Já apaguei o post do meu face e já estou pedindo para apagar todo e qualquer compartilhamento!
por favor! me dar um retorno! nao consigo mais fazer nada enquanto nao tiver uma resposta!
q Deus te dê discernimento e piedade de mim!

Data: 28/11/2011 12:10:37
Assunto: Re: Augusta!
Na verdade eu fiz isso em casa,
nem foi no trabalho!
era pra ter pedido pelo menos autorização para alguma autoridade do Shalom!
vacilei total! eu admito!
oq eu fiz foi postar no meu face e marcar as pessoas.
por favor Augusta! vamos fazer um acordo!
nao estou conseguindo dinheiro nem pra sustentar nem minha família!
trabalho com publicidade e sei que você além de advogada trabalha com looks!
por favor, pensa em algo envolvido com publicidade que eu possa te ajudar!
serei muito grato se você me ajudasse em não tornar minha vida um pesadelo!
por favor!

Data: 28/11/2011 12:29:58
Assunto: Re: Augusta!
por favor, liga pra mim eu me deixa ligar pra vc.
(85) 97... (exclui o restante para essa postagem)

Data: 28/11/2011 15:00:49
Assunto: Re: Augusta!
prontinho! nao existe mais nenhuma imagem sua circulando pelo face!
todos os compartilhamentos foram apagados, nao existe mais nada.
entenda Augusta, nao foi por maldade que eu fiz aquilo,
nao quero mal de ninguém, pelo contrário!
Eu que fiz isso sozinho em casa, postei no MEU facebook e nao imaginei q iria repercutir tanto assim,
até pq esse acamps é algo regional.
por favor, me responde.
estou muito ansioso.

. MINHA RESPOSTA AOS QUATRO E-MAILS FOI A SEGUINTE:
Data: 29/11/2011 12:01:47
Assunto: Res: Re: Augusta!


. Rafael, primeiramente, só não existe mais nenhuma imagem porque os gerenciadores do facebook a deletaram, assim como seus inúmeros compartilhamentos diante das inúmeras denúncias encaminhadas a eles pelos meus amigos, seguidores e até mesmo pessoas que me desconheciam mas que foram solidárias à minha denúncia, que, aliás, foi encaminhada à Delegacia competente e eu terei que confirmar em menos de seis meses se quero dar prosseguimento ou não.
. Quando você criou aquela montagem/aberração para tentar confundir e enganar os jovens a serem evangelizados pela sua comunidade, você não pensou no seu emprego, filha, pai ou mãe e quer que eu me preocupe com eles agora? Quer que eu exerça a compaixão que você não teve com eles? Você não pensou neles nem na minha família, meu irmão e meu sobrinho/afilhado de pouco mais de sete anos viram a imagem na internet, antes mesmo que eu me pronunciasse, fiquei constrangida ao saber que eles tinham tido contato com aquilo, meu sobrinho chorou Rafael, você que se diz tão cristão, a ponto de ser representante de divulgação da comunidade Shalom, não fica horrorizado ao saber disso?
. Sou uma pessoa do bem, pacífica, solidaria a todos que me pedem ajuda, quem me conhece pessoalmente e quem não me conhece mas acompanha meus blogs, principalmente o do meu emagrecimento e manutenção (http://augusta-emagrecendo.blogspot.com/), de onde você furtou a imagem manipulada, sabe disso. Por lá há anos coloco mensagens de DEUS diariamente, extraídas do site da Luiza Santiago (http://luziasantiago.com/), obviamente com os devidos créditos diariamente e em uma página específica (http://augusta-emagrecendo.blogspot.com/p/curiosidades.html), não preciso frequentar a igreja para divulgar minha FÉ EM DEUS, não preciso manipular ou enganar ninguém em nome de DEUS, apenas levo a meus leitores diariamente sua palavra em forma do compartilhamento das mensagens e recebo de volta um carinho sem fim, recebo pedidos de ajuda para apoio nos emagrecimentos alheios porque é algo difícil e que precisa de compaixão, ajuda mútua, etc etc etc, recebo e-mails e comentários no blog dizendo que a mensagem do dia era tudo que a pessoa precisava ler naquele momento. E muito simples falar e estar na presença de DEUS, não é preciso valer-se de atitudes mesquinhas e mentirosas.
. Meu horror e minha ira contra você, dois sentimentos tão ausentes em minha vida, só tomaram a proporção que tomaram por você ter usado o nome de DEUS em vão para enganar jovens em evangelização, idade crítica nas escolhas e aprendizagem, que moldarão o futuro e o caráter do ser humano para sempre e ainda por cima, como se não bastasse usar o nome de DEUS em vão vinculou isso a uma imagem minha totalmente manipulada. Mas pensando ainda naquela imagem fico me perguntando, o gótico não teria vez na sua comunidade ao seu entender? Como uma comunidade de evangelização poderia excluir membros a partir de posição política, social ou por torcida de futebol etc etc etc. Rafael, você realmente foi muito infeliz!
. Como realmente sou uma pessoa do bem, não consigo guardar rancor ou mágoa de ninguém e falo isso com o coração aberto, quem me conhece realmente sabe que sou sim, meu temperamento é assim, as vezes até me julgo meio bobona demais, certa do meu ideal de vida em paz com meus irmãos, tenho uma proposta a lhe fazer em troca de não levar adiante qualquer procedimento na área judicial, ao invés de você fazer qualquer trabalho publicitário para mim, quero que:
PROPOSTA: Em anexo encaminho a imagem furtada. Quero que você a mostre no seu blog, no seu facebook e no facebook da comunidade shalom, como você fez com a imagem manipulada e junto a imagem quero sua retratação, quero que você abra seu coração a DEUS e aos seus seguidores, jovens em evangelização na sua comunidade, demonstrando humildade em reconhecer seu erro, avisando que você copiou sem autorização e manipulou a imagem anteriormente veiculada por você, pedindo perdão a estes jovens e a DEUS, não a mim, mas a eles porque foi por constatar a manipulação deles em nome de DEUS que fiquei revoltada com o que você fez. Na sequência quero os links de divulgação para eu informar meus leitores sobre sua retratação pública.
. Ao fazer essa proposta a você estou pensando no seu emprego, filha, pai e mãe como você me pediu e como cristã que sou.
. Atenciosamente.
. Leila Diniz (também conhecida como Augusta nos meus blogs pelo motivo narrado no seguinte link:

. ELE SE RETRATOU E ENVIOU DOIS NOVOS E-MAILs:

Data: 30/11/2011 13:01:47
Assunto: Re: Re: Augusta!

Leila,
Agradeço a Deus e a você por terem tido piedade de mim!
Realmente fui infeliz e inconsequente de não pensar nas consequências desse meu ato.
Achei que estava fazendo algo para promover o bem e acabei me enganando por completo. 
Não cometerei o mesmo erro 2x. prometo. 

No momento estou no trabalho e aqui o acesso é restrito para as redes sociais, msn, blogs...etc
A noite quando chegar em casa farei minha retratação e te enviarei os links, ok?

Mais uma vez, muitíssimo obrigado Leila.
vc não sabe o fardo que tirou de minhas costas.


Data: 01/12/2011 11:03:52
Assunto: Re: Re: Augusta!

Leila, eis os links:
meu face:
face do acamp's:
meu blog:
mais uma vez, perdão!
fica com Deus!

. E ESSE FOI O RESUMO DE TODO O OCORRIDO. Sou uma pessoa da paz, compreensiva, que não gosta de injustiças, nem de ser injustiçada (não foi à toa que me tornei advogada), muito menos quando usam o nome de DEUS em vão! MUITO OBRIGADA a todos que de alguma forma contribuíram com o caso. Não podemos nos calar! Como consta na página do site http://www.crimespelainternet.com.br/o-maior-incentivo-aos-crimes-virtuais/:

Muitos crimes virtuais ainda são praticados pela raridade da denúncia, enquanto isso acontecer os crimes continuarão aumentando, pois, até aqueles que não cometem crimes no mundo real por medo migrarão para esta nova prática delituosa.

. NÃO DEIXEM DE CONHECER REFERIDO SITE, COM LEIS E ARTIGOS INTERESSANTÍSSIMOS A RESPEITO DOS CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET. BREVEMENTE VOLTAREI A TOCAR NESTE ASSUNTO POR CONTA DE ALGUNS ACONTECIMENTOS INDESEJÁVEIS PELA BLOGOSFERA AFORA, AGUARDEM! Desde já adianto:

CYBERBULLYING:

No site http://infogeek.hdfree.com.br/paginas/cyberbullying.htm há a definição perfeita do que é CYBERBULLYING: “um tipo de bullying melhorado. É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual...” “Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não são responsáveis o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos...”. EU DIGO, DIGA VOCÊ TAMBÉM, NÃO AO CYBERBULLYING!

Imagem retirada do site:

. NO WIKIPÉDIA: CYBERBULLYING está definido por lá no seguinte link:


. Beijinhos mil. Excelente final de semana. Fiquem todos com DEUS. Leila Diniz.

13 pessoas queridas comentaram AQUI comente também:

Carlinha Fernandes disse...

nossa flor

sua postura foi digna de uma lady

amei viu?

que bom que tudo se resolveu!

bjoss

Mirian Soares disse...

Isso mesmo. As pessoas precisam aprender que internet não é uma terra sem lei. Abaixo ao bullying virtual.
Bjos

Paula disse...

é assim que muita gente vai parar com isso,amparadda por lei, tem que denunciar sim...

agora nao querendo fazer piada, me perdoa, ja fazendo, coitado, que vida mediocre desse cara e ainda fica fazendo piadinha com a vida alheia?pena,que nem a vida deu cabo de ensina-lo a nao blasfemar a nao curtir com a cara dos outros e a respeitasr o proximo!!!!

Aline disse...

essa é nossa augusta
apesar de tudo que passou (triste)pela foto que não era real
se mostra uma mulher incrivel e serena
vc é uma benção
bjkas♥♥

Patricia disse...

Amiga, vc sabe como torci pra que desse certo essa história infeliz, espero que o Rafael tenha aprendido, que bom que tudo deu certo, minha filha já passou por bullymg no colégio esofremos muito com ela a té resolver o assunto, no que vc precisar, estou aqui pra te ajudar, bjokas

disse...

Leila, o desfecho da história me fez ver que vale a pena acreditar em algumas coisas: humildade, perdão, ponderação, justiça. Você conseguiu colocar tudo isso em prática sem humilhar e nem prejudicar o rapaz, que certamente aprendeu muita coisa com esse ato absolutamente irresponsável. Como disse Carlinha, foi uma lady! A Agora é remendar os furinhos que essas coisas causam e seguir em frente! E o saldo de tudo isso foi um alerta muito importante, pois mobilizou muita gente!

Bjs!

Liliane disse...

Eu não sei nem o que dizer diante disso tudo. Eu verdadeiramente sofri com o que ele fez, e com o outro blog tbm, mas fiquei maravilhada com sua atitude. Aliás, n era pra eu me surpreender, afinal vc demonstra diariamente ser uma pessoa diferente, abençoada e com tantas outras qualidades, que faltariam caracteres para eu descrever.
Parabéns pela sua atitude e obrigada por me deixar fazer parte da sua vida (sim, pq sou metida e me considero do seu rol de amigas, rs).
Bjão e continue com Deus, pq ele é contigo sempre!

Euzinha light disse...

Leila querida,vc deu um verdadeiro testemunho de cristã ,cada vez mais te admiro e me orgulho de te-la como amiga mesmo que virtual....Sei que esse desfecho te deu uma paz de espirito muito grande.Bjs

Amy disse...

amiga vc foi muito digna, fez como os ensinamentos do nosso pai do ceu.. mais eu to aqui molhada de tanto chorar por conta do post do dia quinta-feira, 10 de março de 2011 o post que vc cita nossa me emocionei de verdade, muita coisa parece com a minha um dia eu te conto, bjnho no fundo do coração. fica com Deus.

Thássia S. disse...

Amiga, eu to estarrecida com o que vi! Realmente esse rapaz é um iludido, coitado! Ele está indo pelo caminho errado!
E apesar do seu acordo com ele ter sido sábio, não acredito que ele tenha mudado muito, enfim... Você fez sua parte! Beijoss

Camila Santiago disse...

Credo amiga que loucura em!!!! Mas graças a Deus esta tudo resolvido!!!! Boa semana! Te adoro!

Márcia Souza disse...

Amiga,
Não tinha tido tempo para ler com calma o post, por isso só me pronunciei agora mas, tu sabes bem que a minha posição é de apoio a tua atitude.
A postura do rapaz é digna de pena mas, o estrago foi feito e só não foi maior porque as pessoas são sabedoras do teu caráter e da tua idoneidade.
Acho importante esclarecer as pessoas sobre essa questão, a internet não é "terra de ninguém", não! Tem que haver respeito, sim!

Vou ajudar na divulgação me manda o que posso divulgar?

Beijosss

Silvia C. disse...

A cada dia que passa fico mais neurotica com fotos, ha anos boto marca dágua em todas as minhas fotos, bloqueei todas no Flickr e dependendo do que for nem posto foto com rostp (edito e uso cara de bichinho no lugar).
Você esta mais que certa!!!! Espero que isso sirva de exemplo!